Sistemas Nacionais e Supranacionais Anticorrupção

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), promoverá nesta segunda-feira (25/4), às 15h00, a Conferência Internacional ‘Sistemas Nacionais e Supranacionais Anticorrupção’. Os painéis, que debaterão temas relevantes acerca do combate à corrupção, terão tradução simultânea e são destinados a agentes públicos e políticos, estudantes, professores universitários e demais cidadãos interessados no tema, que poderão realizar as inscrições pelo link http://www.tce.sp.gov.br/epcp.

Dentre os palestrantes estará o Diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha, o Professor Luca Mezzetti, que acompanhou as ações da Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção na Itália durante a Década de 1990 e, que na oportunidade, traçará um paralelo entre a operação italiana e a Operação ‘Lava Jato’ no Brasil.

Complementarão o conjunto de palestrantes convidados para o evento, o Professor da Universidade de Bolonha, Giovanni Luchetti; o Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marcelo Figueiredo e a Professora de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo (USP), Monica Herman Caggian.

Mãos limpas

A Operação Mãos Limpas ou ‘Mani Pulite’ foi uma investigação judicial de grande envergadura na Itália, que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990 e que acabou por revelar um esquema de cobrança de propinas que culminou com a prisão de aproximadamente 3.000 (três mil) envolvidos e a investigação de cerca de 500 (quinhentos) parlamentares, empresários e ainda 6 (seis) primeiros ministros. A Operação levou ao fim da chamada Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos.

unnamed

FOTOS DO EVENTO